PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO

2ª Olimpiada mineira de APH
Março/2017
AGURDE
SAMU
BOMBEIRO MILITAR BOMBEIRO CIVIL
EMPRESA PRIVADA
FACULDADES (LIGA DO TRAUMA)
A 2ª Olimpíada Mineira de Atendimento Pré-Hospitalar acontecerá no dia (a definir) em novembro de 2015 a partir das 07:30 horas. No período da manhã acontecerão palestras com temas pertinentes ao APH.
1) Dos Participantes
Poderão participar da 2ª Olimpíada Mineira de APH equipes representado serviços de atendimento de APH de qualquer cidade de Minas Gerais. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou participação das equipes. As equipes serão divididas, para efeito de competição, avaliação e premiação, em três categorias:
1.1 Equipes do SAMU (por município)
1.2 Equipes de Bombeiros (por município)
1.3 Equipes de Serviço Privado (por CNPJ)
2) Dos Critérios de avaliação
A avaliação das equipes será feita seguindo as normas brasileiras existentes no momento das provas, além de protocolos internacionais reconhecidos no Brasil, como o ILCOR 2010 e PHTLS. Cada prova terá o detalhamento das atividades a serem avaliadas pela equipe de jurados. Não haverá empate em qualquer competição. Serão desenvolvidos critérios de avaliação que permitam de forma justa definir pelo vencedor no caso de um empate na avaliação inicial.
3) Da Avaliação
A Organização da 2ª Olimpíada Mineira de APH será desenvolvida por equipe de voluntários especificamente convidados para este fim que seguirão um roteiro de avaliação dentro dos parâmetros previamente definidos. Essa equipe será definida como “Comissão Científica”.
4) Das Competições
As competições desenvolvidas na 2ª Olimpíada Mineira de APH serão dividas em cinco modalidades:
4.1 Campeonato de RCP
4.2 Atendimento Básico
4.3 Atendimento Avançando
4.4 Prova de Condução de Viatura
4.5. Maratona de APH.
5) Do Número de Participantes
Cada equipe inscrita deverá ter o mínimo de dois e o máximo de seis componentes. Após início das provas estes integrantes não poderão ser substituídos. Para cada competição haverá um número estabelecido de participantes, podendo os inscritos participarem de mais de uma prova se estiverem capacitados para isto. O número de inscritos de cada categoria será:
5.1 Campeonato de RCP - 1 participante
5.2 Atendimento Básico - 3 participantes
5.3 Atendimento Avançando - 3 participantes
5.4 Prova de Condução de Viatura - 1 participante
5.5 Maratona de APH – 1 participante
6) Do Detalhamento das Competições
6.1 Campeonato de RCP
O Campeonato de RCP será uma prova que avaliará a eficiência e o condicionamento do participante em uma situação semelhante de atendimento a uma parada cardíaca. Serão avaliados durante a prova aspectos como eficácia das compressões, profundidade das compressões, ritmo das compressões e o condicionamento físico. Os participantes deverão estar utilizando no momento da prova a vestimenta adequada ao atendimento.
6.2 Atendimento Básico
A prova de Atendimento Básico será desenvolvida simulando cenário de atendimento pré-hospitalar voltado a atendimento básico de vítimas. Os participantes da competição só terão acesso ao cenário no momento de realização da prova, permanecendo numa área isolada desde o início da competição até o momento em que participarão da prova. A ordem de participação será por sorteio, realizado no momento da prova. Os participantes deverão estar utilizando no momento da prova a vestimenta adequada ao atendimento.
6.3. Atendimento Avançando
A prova de Atendimento Avançado será desenvolvida simulando cenário de atendimento pré-hospitalar que seria voltado a atendimento avançado de vítimas. Os participantes da competição só terão acesso ao cenário no momento de realização da prova, permanecendo numa área isolada desde o início da competição até o momento em que participarão da prova. A ordem de participação será por sorteio, realizado no momento da prova. Os participantes deverão estar utilizando no momento da prova a vestimenta adequada ao atendimento.
6.4. Prova de Condução de Viatura
A Prova de Condução de Viatura avaliará os condutores numa pista de direção desenvolvida para avaliar aspectos da habilidade dos motoristas de ambulância, além dos conhecimentos sobre procedimentos técnicos adequados para o cenário montado. A 2ª Olimpíada Mineira de APH fornecerá aos competidores uma ambulância para a realização desta prova. Todos os motoristas inscritos poderão, até dez minutos antes da sua prova, fazerem uma adaptação à viatura por no máximo cinco minutos.
7. Da Premiação
Todos os participantes da 2ª Olimpíada Mineira de APH receberão independente de sua classificação, um certificado de participação na competição.
A premiação será dividida por categoria, ou seja, SAMU compete com SAMU, Bombeiros com Bombeiros e Empresa Privada com Empresa Privada.
7.1. Campeonato de RCP.
Será premiado com um troféu e uma medalha o melhor desempenho no Campeonato de RCP e receberão medalhas o segundo e o terceiro colocados.
7. 2. Atendimento Básico.
Será premiada com um troféu e três medalhas a melhor equipe de Atendimento Básico e receberão três medalhas cada uma das equipes colocadas em segundo e terceiro lugares.
7. 3. Atendimento Avançando.
Será premiada com um troféu e três medalhas a melhor equipe de Atendimento Avançado e receberão três medalhas cada uma das equipes colocadas em segundo e o terceiro lugares.
7. 4. Prova de Condução de Viatura.
Será premiado com um troféu e uma medalha o melhor desempenho na Prova de Balizamento de Viatura e receberão medalhas o segundo e o terceiro colocados.
8. Da Inscrição
Cada equipe que participar da 2ª Olimpíada Mineira de APH deverá encaminhar por escrito até o dia 01 de novembro 2015 para o e-mail olimpiada@atriumtreinamento.com.br ou ficha de inscrição que estará disponível com a empresa organizadora do evento.
9. Da data das provas
A data de realização das provas acontecerá com o seguinte cronograma, podendo ser alterado caso ocorra necessidade em função do número de inscritos nas competições. O horário e data serão no dia (a definir) de novembro de 2015.
10. Da Comissão de Avaliação
A Organização da 2ª Olimpíada Mineira de APH nomeará uma Comissão Científica para avaliação que será soberana para definir casos omissos neste regulamento.
11. Dos Casos Omissos
Casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Científica de Avaliação que será soberana em suas decisões, não cabendo qualquer contestação. Todas as equipes que se inscreverem para participar 2ª Olimpíada Mineira de APH respeitarão este regulamento.